Porto Business School lança nova edição de programa para preparar executivos para os desafios da cibersegurança e da NIS 2


A Porto Business School anunciou o lançamento de uma nova edição do programa “Cybersecurity for Executives”, uma formação destinada a preparar líderes empresariais para responder aos crescentes desafios da cibersegurança e à intensificação das exigências regulatórias.

Num contexto marcado pelo aumento da exposição ao risco digital e pela escalada de ciberataques, a proteção das organizações deixou de ser uma questão exclusivamente técnica para assumir um papel estratégico ao mais alto nível. É neste enquadramento que surge esta nova edição do open executive program (OEP), que ganha especial relevância com a entrada em vigor da Diretiva NIS 2.

A nova diretiva europeia reforça o papel da cibersegurança na governação corporativa, atribuindo a administradores e executivos responsabilidades diretas na supervisão e gestão do risco digital. O incumprimento das normas pode implicar consequências legais, financeiras e reputacionais para as organizações.

Mais do que responder a obrigações regulatórias, o programa pretende capacitar líderes para integrar a cibersegurança na estratégia empresarial, transformando-a num fator de competitividade, confiança e crescimento sustentável. Entre os temas abordados estão a governação do risco digital, frameworks internacionais, proteção de infraestruturas críticas, resposta a incidentes, continuidade de negócio e o impacto da cibersegurança na reputação e valor das empresas.

A formação inclui ainda um “Table Top Exercise”, uma simulação de crise que coloca os participantes perante cenários realistas de ciberataque, permitindo testar capacidades de resposta, coordenação e liderança em situações críticas.

Segundo António Gameiro Marques, antigo diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança e codiretor do programa, “as questões da cibersegurança precisam de estar na agenda dos decisores das organizações ao nível mais alto. O objetivo é assegurar que a estratégia digital seja sustentada por medidas que promovam a confiança dos clientes e a proteção dos ativos”.

Já Nuno Medeiros, codiretor do programa, reforça que a cibersegurança “é hoje um ‘business enabler’ e um fator-chave para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, este programa capacita os decisores para que liderem e promovam ativamente uma abordagem estratégica, sistemática e holística de gestão dos riscos desta natureza”.

O programa arranca a 21 de abril e dirige-se a administradores, executivos e gestores com responsabilidades na definição de estratégia e governação. Mais informações estão disponíveis no site oficial da instituição.



Source link