O conhecimento ocupa lugar – Expresso


Todos sabemos que, para superar os múltiplos desafios do dia-a-dia, a preparação é a chave do sucesso. Essa é uma verdade inquestionável, quer na vida profissional, quer na vida pessoal. O mesmo se passa com as empresas e com a gestão dos negócios. O sucesso depende de vários fatores, sendo que os dominantes são, sem dúvida, a capacidade de adaptação, de antecipação, de criação de oportunidades e a redução de ineficiências.

Mas como despertamos estes fatores, como os fortalecemos? A resposta é clara: através de conhecimento, através da aprendizagem constante, totalmente virada para o futuro, que acontece já daqui a uns minutos.

Num mercado global, em constante mudança e altamente sofisticado, Portugal precisa de superar o desafio da baixa competitividade. Estamos na cauda da Europa em termos de produtividade. Ganhar competitividade e sermos mais produtivos é que nos vai permitir ter salários mais altos e melhorar o nosso nível de vida.

Neste contexto, é necessário que as PME e todo o ecossistema nacional invistam continuamente no conhecimento. A capacitação recorrente dos gestores, empresários e colaboradores permite interiorizar novas práticas e atitudes para uma observação do mercado mais concreta, alargar as opções estratégicas e tomadas de decisão mais informadas e relevantes para o crescimento do negócio. A formação é chave para crescer, melhorar a nossa posição competitiva no mercado global e conseguir que todos nós tenhamos um melhor nível de vida.

Um pilar estratégico passa por investir para que mais pessoas e empresas tenham acesso a melhor educação, formação e conhecimento e por estar atentos às tendências, como a transformação digital, a cibersegurança e a transição ESG. Em parceria com Universidades, Associações e outras entidades de ensino, o Santander tem desenvolvido diversas iniciativas formativas para apoiar mais pessoas a valorizarem as suas carreiras profissionais e mais empresas a fortalecerem a sua competitividade.

Com o NOVA SBE Voice Leadership, mais do que a tradicional formação de líderes, temos um programa completo que irá permitir dotar as PME de ferramentas para ganhar eficiência operacional, inovar em produtos e serviços, preparar a entrada em novos mercados, atrair e reter talento, bem como, para melhor as preparar para um mundo em constante mudança. É um caminho para se ganhar em produtividade e atingir o ambicionado lugar no mercado global.


Este artigo foi desenvolvido no âmbito da iniciativa Nova SBE VOICE Leadership



Source link