A inteligência artificial será cada vez mais usada nos ministérios


Com a chegada da IA, serão necessários menos funcionários públicos, reconheceu Éric Caire. (Foto: Imprensa Canadense)

Quebec — A inteligência artificial (IA) será cada vez mais utilizada nos ministérios, onde vários cargos também poderão desaparecer.

Foi o que declarou quinta-feira o Ministro da Cibersegurança e Assuntos Digitais, Éric Caire, numa conferência de imprensa no Quebec. Assim, ele respondeu a um relatório do Conselho de Inovação de Quebec apresentado em 5 de fevereiro.

Enquanto se aguarda uma lei-quadro, Éric Caire anunciou a implementação, até ao final da primavera, de três projetos-piloto, o primeiro consistindo na utilização de IA para registar novos funcionários públicos para o seu seguro de grupo.

Também pretendemos automatizar o processo de faturamento e criar um agente conversacional inteligente (chatbot) que interagirá com os usuários do portal de dados abertos “Données Québec”.

O objetivo é obter ganhos de eficiência, sublinhou o ministro.

Com a chegada da IA será necessário menos funcionários públicos, reconheceu Éric Caire, que no entanto assegura que a redução da dimensão do Estado será feita através do desgaste. Vinte mil aposentadorias estão previstas nos próximos anos, disse ele.

“Certamente a integração da IA irá impactar o cenário de trabalho no Quebec e no governo do Quebec”, alerta Éric Caire.

Caroline Plante, imprensa canadense





Source link