A empresa Thales Edisoft, liderada por Sérgio Barbedo, desenvolve em Portugal sistemas de combate para navios de guerra, consolidando o país como um player relevante na indústria naval e da aviação civil. Com centros tecnológicos em Paço de Arcos, a empresa fornece sistemas críticos de alta segurança e sofisticados sistemas de aeronáutica.
Sérgio Barbedo destaca que Portugal tem uma oportunidade única na nova indústria de defesa europeia. A Thales Edisoft fornece sistemas de comando e controlo para as marinhas inglesa, alemã e polaca, e lidera mundialmente no sistema de gestão de mensagens aeronáuticas de planos de voo [Top Sky AMHS], revela o CEO ao ‘Expresso’.
O empresário defende a colaboração entre o poder político, as Forças Armadas e a indústria, com planeamento estratégico em conjunto com aliados europeus. A União Europeia investirá 800 mil milhões de euros nos próximos quatro anos para fortalecer a indústria de defesa, e Portugal deve posicionar-se para integrar a cadeia de produção desde o início, defende.
Além de atuar na defesa aérea de curto alcance e operar uma estação espacial nos Açores, a Thales Edisoft também presta serviços de cibersegurança e inteligência artificial.