.PT e PSP assinam protocolo de cooperação


O .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo português .pt, e a PSP, Polícia de Segurança Pública, assinaram esta terça-feira um protocolo de cooperação para o desenvolvimento das capacidades nacionais de cibersegurança, prevenção e combate à cibercriminalidade. O acordo prevê a troca de conhecimento e o aprofundamento mútuo das capacidades de ambas as instituições nesta área crucial.

Este protocolo vai permitir que o .PT e a PSP colaborem em diversas frentes, desde o desenvolvimento estratégico no combate ao cibercrime à formação e qualificação de recursos humanos, passando pela criação de ferramentas específicas de apoio à investigação e operações conjuntas.

“No desempenho da sua missão, a PSP necessita de capacitar os seus recursos humanos com as mais recentes técnicas e ferramentas que permitam a sua actuação no ciberespaço e no combate ao cibercrime”, afirma o Superintendente Pedro Gouveia, Director nacional Adjunto da PSP. “O conhecimento de técnicas de defesa e investigação no ciberespaço é dinâmico e muitas vezes difícil de obter em tempo útil. Esta parceria com o .PT permitirá o acesso a conhecimento especializado e a ferramentas cruciais para o desempenho eficaz das nossas funções no combate à cibercriminalidade.”

O .PT, por sua vez, é responsável pelo registo, gestão e manutenção do registo de domínios sob o domínio de topo correspondente a Portugal, .pt, assumindo um papel determinante na segurança, resiliência e confiança da utilização e presença online.

“Vivemos tempos em que a segurança do mundo digital é tão crucial quanto a do mundo físico. Proteger os cidadãos e as empresas portuguesas no ciberespaço é uma responsabilidade que o .PT assume com grande seriedade. Acreditamos que a sinergia e a troca de expertise entre o .PT e a PSP, através deste protocolo, serão um passo fundamental na construção de um futuro digital mais seguro para todos.”, destaca Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Directivo do .PT.

O protocolo surge no âmbito da estratégia do .PT, que prevê o desenvolvimento de parcerias com entidades reconhecidas a nível nacional, como é o caso da PSP, que incorporam nas suas competências valências capazes de contribuir para o crescimento seguro, inovador e resiliente do ccTLD nacional.


18



Source link