Rússia pode começar mobilização total a seguir às eleições presidenciais de 2024, sugere secretário ucraniano – Observador


Rússia põe vencedora ucraniana da Eurovisão na lista de procurados

A Rússia colocou uma cantora ucraniana vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 2016 na sua lista de procurados, noticiaram hoje as agências estatais russas.

Segundo essas fontes, uma base de dados do Ministério do Interior incluiu a cantora Susana Jamaladinova na lista de procurados por violação de uma lei penal.

O ‘site’ de notícias independente Mediazona, que cobre assuntos relacionados com a oposição e os direitos humanos, afirmou que Jamaladinova foi acusada ao abrigo de uma lei adotada no ano passado que proíbe a divulgação de informações falsas sobre as Forças Armadas russas e a guerra em curso na Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro de 2022.

A sua atuação vencedora ocorreu quase exatamente dois anos depois de a Rússia ter anexado a Crimeia (2014), numa altura em que a Ucrânia se encontrava numa situação de turbulência política. A maioria da comunidade internacional considera a anexação ilegítima.

A Rússia protestou contra a inclusão da canção “1944” no concurso, argumentando que violava as normas contra o discurso político na Eurovisão. No entanto, a canção não emite qualquer crítica específica à Rússia ou à União Soviética, apesar de estas estarem implícitas, começando a letra com: “Quando estranhos chegam, vêm a vossa casa, vos matam a todos e dizem ‘Não somos culpados’”.




Source link