Rússia aplica multa de 12 milhões de dólares à Apple – Porto Canal

Moscovo, 27 abr 2021 (Lusa) – As autoridades russas anunciaram hoje uma multa de mais de 12 milhões de dólares (10 milhões de euros) para o grupo tecnológico norte-americano Apple, acusado de “abuso de posição dominante” no mercado das aplicações.

No dia 26 de abril de 2021, a agência antimonopólio russa (FAS) impôs à Apple uma multa de mais 12 milhões de dólares por “ter abusado da sua posição dominante” na distribuição de aplicações móveis no sistema operacional iOS, indicou o regulador em comunicado.

A queixa que deu origem a esta multa foi apresentada em 2019 pela empresa russa de cibersegurança Kaspersky, que acusou a Apple de ter barrado o acesso a uma aplicação de controlo parental sua, numa altura em que o grupo norte-americano se preparava para lançar uma aplicação idêntica.

Segundo a FAS, a Apple tem “um poder discricionário ilimitado que pode levar a uma restrição da concorrência”. O regulador russo pediu à Apple que abandone o direito de rejeitar aplicações externas na App Store.

De acordo com a agência oficial Tass, a Apple discorda da decisão das autoridades russas e vai recorrer no devido tempo.

EO // CSJ

Lusa/fim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *