
Nem mesmo os computadores da Apple resistem ao vírus informáticos. Há um novo malware (software malicioso) que está a infetar os dispositivos com o novo processador M1, de acordo com a empresa de cibersegurança Red Canary.
Silver Sparrow is a cluster of activity that includes a binary compiled to run on Apple’s new M1 chips but lacks one very important feature: a malicious payload. https://t.co/R0Iq5uBS4A #RCintel
— Red Canary (@redcanary) February 19, 2021
O código malicioso é conhecido como “Silver Sparrow” e, segundo a empresa, está atualmente presente em 29.139 computadores macOS num total de 153 países, desde os Estados Unidos a alguns países da Europa, nomeadamente o Reino Unido, a França e a Alemanha.
De momento, a finalidade do malware, bem como a sua origem, ainda é desconhecida. Os investigadores da Red Canary descobriram o vírus no início de fevereiro e consideram que tem um “grande potencial” para atacar os utilizadores.
“O alcance global do Silver Sparrow, a sua taxa de infeção relativamente elevada e a maturidade operacional sugerem que é uma ameaça razoavelmente séria, posicionada de forma única para entregar uma carga potencialmente impactante em qualquer altura”, afirma a empresa no seu site.
De acordo com a EuropaPress, o código malicioso é distribuído através de anúncios maliciosos, conhecidos como ‘adware’, que se escondem em aplicações e atuam como instaladores únicos.
O Silver Sparrow é o segundo malware identificado como nativo do processador M1, que foi introduzido pela Apple em novembro para substituir os chips clássicos da Intel.