Quais as 10 principais tendências da indústria de segurança em 2021? – Noticias e tecnologia

Apesar de 2020 ter sido muito incomum, existiu uma constante transformação da indústria de segurança. Aconteceram, inclusivamente, mudanças importantes no modo como usamos a tecnologia. Por exemplo, houve um aumento do surgimento de tecnologias de perceção múltipla; convergência dos sistemas de segurança; popularidade da inteligência artificial e ascensão das soluções em nuvem. Estas mudanças estão a expandir e a mudar o alcance da indústria de segurança -desde manter as pessoas e ativos seguros até à criação de ambientes eficientes e inteligentes.

Olhando para 2021, temos esperança e a Hikvision, partilhou algumas ideias e pensamentos encorajadores sobre as principais tendências que podem afetar a indústria de segurança a curto e longo prazo.

1. Tecnologia de vídeo inteligente com o objetivo de ajudar durante a pandemia:

Face à pandemia Covid-19, as empresas estão a dar prioridade à descoberta de formas de retomar as suas atividades com segurança. A tecnologia de vídeo inteligente tem mostrado grande potencial para ajudar as empresas a manter os seus funcionários e clientes seguros no retorno ao trabalho. Com a tecnologia de inteligência artificial, as câmaras de segurança controlam os locais com grande aglomerado de pessoas para garantir que os funcionários sigam medidas de segurança-como distância social, uso de máscara e controlo de acessos. Além disso, estes equipamentos oferecem a possibilidade de medir a temperatura. Os funcionários evitam, assim, o contacto físico desnecessário e implementam-se sistemas de acesso sem contacto, como reconhecimento facial, reconhecimento da palma da mão ou por meio de códigos NFC e QR.

2. Perceção multidimensional:

Durante muito tempo, capturar imagens foi a única capacidade das câmaras de vídeo convencionais. Mas, com o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de deteção, surgem sistemas de computação e algoritmos inteligentes que permitem que os dispositivos e sistemas de segurança incorporados nas mesmas usem múltiplos sensores. Estão, assim, a ser integradas nas câmaras e sistemas de vídeo mais capacidades de perceção, como deteção de radar, imagem multiespectral, medição de humidade e temperatura, deteção de pressão de gás. Esta integração expande a capacidade dos novos sistemas e câmaras de vídeo e amplia as suas aplicações, já que permite a recolha e o uso de informações multidimensionais. Por exemplo, existem projetos promissores que integram câmaras com tecnologia de radar de ondas centimétricas e milimétricas e que podem estender a perceção da câmara além do alcance visual, para detetar objetos e seguir movimentos a mais de 100 metros de distância.

cibersegurança

cibersegurança

A imagem multiespectral é outro bom método que permite às câmaras perceberas informações do espectro de luz não visível. Por exemplo, a inovadora deteção ultravioleta (UV) aumenta a capacidade de perceção das câmaras para capturar fenómenos de arco elétrico invisível. Esta tecnologia encontra uma aplicação chave em controlo de segurança em redes elétricas antigas.

As capacidades de perceção multidimensional desempenharão um papel crítico em levar a indústria de segurança de vídeo para o próximo nível.

3. Visibilidade a qualquer hora e em qualquer condição:

Os utilizadores esperam um desempenho ininterrupto das suas câmaras de vídeo, independentemente da estação, clima e hora do dia. É vital ter câmaras que possam responder eficazmente na captura de imagens nítidas em todas as circunstâncias.

Hoje em dia, a tecnologia que permite capturar imagens coloridas com pouca luz -à noite ou em ambientes escuros -está a proliferar na indústria de segurança, e os clientes têm mostrado preferência por câmaras com imagens a cores 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, cada vez mais, as câmaras frontais estão equipadas com esta tecnologia para garantir que possam ‘ver’ e reproduzir a cor da imagem tanto de dia como de noite.

E noutras condições extremas, como chuva forte, neve, nevoeiro… como é que as câmaras garantem a visibilidade? Os profissionais da indústria tendem a escolher imagens térmicas, que medem o calor ou a radiação térmica para gerar imagens no seu campo de visão. Com a termografia, a imagem é muito menos afetada, mesmo em condições em que escurecem mais a luz.

4. Tecnologia 5G para segurança de vídeo sem fio e ultra alta definição:

A tecnologia 5G pode trazer grandes mudanças para a indústria da segurança. Uma maior largura de banda e uma menor latência de 5G tornam possível a transmissão regular de imagens de alta qualidade e, com a adoção generalizada de câmaras de ultra-alta definição (UHD), abrem-se novas oportunidades. Além disso, a transmissão sem fio por meio da tecnologia 5G revolucionará o mercado atual de segurança de vídeo com fio. Nas próximas redes 5G, as câmaras sem fio proliferarão e mais dispositivos conectar-se-ão em locais remotos. Isso também facilitará a implantação ampla e rápida de aplicações de IA.

Samsung 5G

Samsung 5G

5. Convergência de múltiplos sistemas de segurança:

Operamos numa indústria onde os utilizadores esperam soluções abrangentes. A grande maioria dos profissionais de segurança deseja, há muito tempo, que os sistemas funcionem juntos sem problemas. Os benefícios da convergência de vários sistemas de segurança -vídeo, controlo de acesso, alarme, prevenção de incêndio se gestão de emergência -numa plataforma unificada são múltiplos, especialmente quando se trata de eficiência e rentabilidade. Por exemplo, quando um alarme é disparado, um sistema integrado vincula automaticamente esse alerta à saída da câmara mais próxima, para que todo o evento possa ser facilmente testemunhado a partir do centro de controlo. Isto traduz-se numa redução considerável de tempo e esforço e, mais importante, de custos.

A poupança em mão de obra, tempo de instalação, custos de manutenção, licenças de software somam-se para criar um pacote atrativo para os clientes. Além disso, a convergência torna as soluções de segurança facilmente escaláveis. A infraestrutura existente está preparada para lidar com as necessidades futuras na mesma plataforma central.

6. Transformação digital de empresas impulsionada por sistemas de segurança de vídeo:

Além da segurança e da proteção, a oferta de sistemas de segurança de vídeo de valor acrescentado cresceu para ajudar as empresas no seu processo de transformação digital e para obter informações sobre as oportunidades de desenvolvimento. Com o poder de análise da inteligência artificial, as soluções de segurança de vídeo inteligente de hoje em dia são desenhadas para melhorar a automação e a eficiência operacional em vários mercados verticais, incluindo tráfego, retalho, fabrico, construção e educação, entre outros. Os retalhistas, por exemplo, entendem melhor a presença dos clientes nas suas lojas e podem, assim, melhorar as suas estratégias de marketing.

Estas soluções são desenhadas com painéis digitais para exibir dados e informações provenientes de sistemas de informações de negócios internos integrados. Os operadores podem usar estes sistemas para obter atualizações da situação em tempo real que os ajudará a tomar as melhores decisões para os seus negócios.

A tendência de transformação digital em muitas empresas apresenta enormes oportunidades para que as empresas de segurança expandam o seu alcance e desempenhem um papel importante no futuro de um mundo inteligente.

7. Soluções de segurança aceleradas baseadas na nuvem:

A tendência de mudar para a nuvem as empresas de todos os tamanhos aumentou no setor de segurança em 2020. Cada vez mais as companhias estão a aproveitar os serviços de baixo custo da nuvem para expandir a flexibilidade das suas operações, desenvolvimento e gestão.

Os sistemas de segurança baseados na nuvem, que combinam segurança, rede, armazenamento, análise e administração, estão a tornar a implementação muito mais fácil, pois já não é necessário nenhum servidor ou software local. Isso economiza uma quantidade significativa de tempo e dinheiro, enquanto expande ou reduz os sistemas de segurança.

segurança cloud

segurança cloud

Por meio de uma infraestrutura de alojamento na nuvem, estas soluções também beneficiam os clientes com operações e manutenção remotas, alertando-os rapidamente sobre os principais eventos de segurança e permitindo que se mantenham atualizados com as últimas versões de firmware, atualizações e serviços.

8. Aumento da tecnologia de ponta para colocar IA em toda a parte:

A tecnologia de ponta é cada vez mais acessível para as câmaras de segurança e continuamente são desenvolvidos algoritmos inteligentes com amplas aplicações. Isto faz-nos pensar que a tecnologia de ponta permitirá que a IA seja levada a qualquer lugar.

O reconhecimento automático de matrículas (ANPR); o alerta automático de eventos; a contagem de pessoas; mapeamento de calor; a deteção de estacionamentos ilegais e a deteção do uso de capacetes, além de outras aplicações de inteligência artificial, estão a tornar-se comuns no mercado de segurança. Com a evolução da tecnologia e dos algoritmos de inteligência artificial, as câmaras de segurança assumirão tarefas mais inteligentes num futuro próximo, de forma a ajudar a melhorar a segurança nas comunidades locais e a eficiência dos sistemas de dados.

9. Ecossistemas de aplicações de IA aberta:

Com as aplicações de IA a encontrar utilidade em campos novos, os requisitos de mercado para algoritmos de IA estão a diversificar-se e a demanda por personalização também está a aumentar.

Temos visto mais colaboração em toda a indústria e novos ecossistemas para satisfazer várias necessidades. Vários fornecedores de segurança lançaram programas para manter os seus dispositivos periféricos abertos a aplicações de inteligência artificial de terceiros. Isso traz uma grande variedade de recursos inteligentes, enquanto os parceiros de desenvolvimento também beneficiam com esta abertura.

Fornecer plataformas abertas de IA para os clientes criarem e treinarem diretamente os seus próprios algoritmos é uma prática bastante comum noutros indústrias e agora está a surgir no campo da segurança física. Os clientes ficarão com uma compreensão mais profunda dos seus próprios negócios e será mais eficiente e eficaz para eles terem plataformas de capacitação de IA abertas, fáceis de usar para desenvolver os seus próprios algoritmos com base nos seus dados e necessidades específicas, tanto de segurança como de negócios.

10. Ênfase em cibersegurança e privacidade de dados:

A cibersegurança e a proteção da privacidade de dados têm sido um desafio para a indústria de segurança desde o momento em que o primeiro dispositivo de segurança foi conectado à Internet. Impulsionado pelo surgimento de soluções baseadas na nuvem e uma série de tecnologias inovadoras, como IoT, big data, 5G e IA, milhões de dispositivos e sistemas de segurança unem-se agora numa rede conectada. Proteger os dispositivos e sistemas de segurança dos ataques cibernéticos e estabelecer a privacidade dos dados são questões mais importantes do que nunca.

cibersegurança

cibersegurança

A cibersegurança continuará a ser uma preocupação do setor em todas as etapas do processamento de dados, desde a geração, transmissão e armazenamento até às aplicações de dados e, por fim, à eliminação.

Zero Trust tem sido um conceito muito difundido no campo da cibersegurança, e esta pode ser uma ideia inspiradora para as empresas de segurança criarem padrões de cibersegurança de alto nível, com a atitude de ‘nunca confiar, sempre verificar’. O tempo o dirá.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *