Projectos para reforçar cibersegurança e sinalização de ferrovia avançam – Security Magazine

Os dois grupos de trabalho 4SECURail e Shift2Rail atingiram os seus objectivos a médio prazo para a concepção de uma Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT) para uma resposta conjunta em matéria de cibersegurança na União Europeia, e de um Demonstrador de Métodos Formais para melhorar os Sistemas de Sinalização Ferroviária.

O 4SECURail é uma iniciativa Shift2Rail com dois anos destinada a fornecer um processo co-desenhado e ferramentas de partilha de informação e cooperação para a cibersegurança ferroviária a nível europeu e apoiar uma melhor interoperabilidade dos sistemas de sinalização para o security, safety e eficiência ferroviárias.

Lançado em Barcelona em Janeiro de 2020, o projecto 4SECURail está a ser realizado por um consórcio multinacional de sete parceiros europeus especializados de Espanha, Itália, Holanda e França que participam no Programa Shift2Rail da UE financiado pelo programa de financiamento da investigação Horizon 2020. Os membros que compõem o consórcio são Ardanuy Ingeniería S.A., Consiglio Nazionale delle Ricerche, FIT Consulting s.r.l., Hit Rail B.V., SIRTI S.p.A., TREE Technology S.A., e UIC.

Um maior envolvimento de uma vasta gama de organizações e empresas foi conseguido através da constituição de um conselho consultivo, criado no início do projecto. Este conselho inclui peritos de várias empresas e organizações, incluindo Infrabel, Danmarks Tekniske Universitetet, ProB, Prover e Universidade de Twente para o fluxo de trabalho dos Métodos Formais e a iniciativa da DG Move Railsec, UNIFE, e as empresas especializadas do CSIRT Expleo de França e Cervello de Israel para o fluxo de trabalho do CSIRT.

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O conselho consultivo, juntamente com outros intervenientes importantes no ambiente ferroviário europeu, desempenhou um papel importante durante uma série de workshops técnicos que tiveram lugar em Junho de 2020. Inicialmente destinados a ter lugar em Bruxelas, as reuniões foram realizadas como workshops online devido às condições da Covid-19.

A equipa do projecto que trabalha no desenvolvimento de um demonstrador de métodos formais para melhorar o sistema de sinalização ferroviária já lançou a primeira versão do demonstrador e definiu o caso de utilização em que o demonstrador será testado: A entrega de um comboio entre dois Radio Block Centres. A equipa está agora a trabalhar no lançamento final do demonstrador e a efectuar uma análise custo-benefício da utilização de métodos formais na indústria da sinalização ferroviária.

Os membros do consórcio que trabalham na concepção de uma plataforma de colaboração Ferroviária Europeia CSIRT (Computer Security Incident Response Team) terminaram a concepção do modelo e estão agora a construir o protótipo da plataforma de colaboração. Esta plataforma será útil na coordenação das acções de resposta Cyber Security das equipas de segurança ferroviária individuais.

Albert Ferrer-Bonsoms, de Ardanuy e Gestor de Projecto da 4SECURail, disse “Estamos muito orgulhosos por termos sido capazes de manter este projecto a andar durante as dificuldades colocadas pelas restrições Covid-19 e especialmente a perda de Frank Wilson, um membro chave do CSIRT Workstream em nome da Hit Rail, que faleceu a 5 de Abril de 2020 devido ao surto de COIVD-19. “.

Todos os resultados públicos do projecto que já foram concluídos podem ser descarregados no website do projecto: www.4SECURail.eu.

O Shift2Rail é uma iniciativa ferroviária europeia que procura encorajar a Investigação e Inovação (I&I) orientada para a integração de tecnologias novas e avançadas através do seu financiamento Horizon 2020 e destinada a completar o Espaço Ferroviário Único Europeu (SERA). O projecto 4SECURail, iniciado em Dezembro de 2019 e oficialmente lançado em Janeiro de 2020, contribuirá para assegurar o bom funcionamento da interoperabilidade e da segurança dos sistemas de sinalização, para além de fornecer medidas para a implementação de apoio colaborativo de Cyber Security em toda a Europa.

Este projecto recebeu financiamento da Shift2Rail JU ao abrigo do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia, ao abrigo do Acordo de Subvenção 881775.

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