Kaspersky e UE juntas no combate à ciberviolência – BiT Portugal

Desde o início de 2021, cinco parceiros – a European Network for the Work with Perpetrators of Domestic Violence, Fundación Blanquerna, Kaspersky, Una Casa per l’Uomo e a Regione del Veneto – juntaram-se para desenvolver o projeto “DeStalk”.

Trata-se de um projeto da União Europeia, que conta com o apoio da Comissão Europeia, através do seu Programa de Direitos, Igualdade e Cidadania.

O “DeStalk” pretende dar resposta aos problemas de ciberviolência e stalkerware, que representam novas formas, mais abrangentes e ocultas, de perpetuar a violência de género online.

O stalkerware é um software que está disponível no mercado e que é usado para espiar de forma secreta a vida privada de outra pessoa, através de um dispositivo inteligente.

No prazo de dois anos, a equipa responsável por este projeto europeu, composta por grandes especialistas em violência de género e em cibersegurança, irá desenvolver, em conjunto, conteúdos formativos neste campo.

Posteriormente, vão ser também formados profissionais de serviços de apoio às vítimas e de programas para agressores em serviços sociais e de saúde e capacitados key-stakeholders de autoridades regionais e Governos.

O objetivo é o de aumentar a sensibilização entre o público geral e agir contra a ciberviolência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *