Hackers chineses clonaram “arma cibernética” americana – Techenet

Um novo relatório publicado pela Check Point Research revelou que um grupo de hackers chineses conseguiu clonar uma “arma cibernética” desenvolvida por um grupo norte-americano.

Publicidade

Loading…

Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News

Ao que parece, este clone esteve mesmo ativo entre 2014 e 2017, altura em que o grupo chinês acabou por ser exposto.

Apelidada de “Jian”, esta era uma ferramenta extremamente poderosa, capaz de instalar programas, visualizar, alterar ou excluir dados e também criar contas de administrador. Desde que os computadores infetados corressem o entre o Windows XP e o Windows 8, os hackers tinha “carta-branca” para aceder a toda a rede.

Esta vulnerabilidade foi descoberta pela Microsoft em 2017, lançando de imediato um patch de segurança que cortou o acesso do grupo chinês.

Check Point revela que hackers chineses limitaram-se a copiar os norte-americanos

Agora, novas informações descobertas pelos investigadores da empresa de cibersegurança revelam dados muito interessantes. Afinal, a origem desta arma não foi no grupo de hackers chinês APT31.

A fonte original da ferramenta terá sido o Equation Group, uma unidade de hackers bastante reconhecida nos Estados Unidos. Apesar de não ter sido confirmado oficialmente, acredita-se que este grupo tem ligações próximas da NSA (Agência de Segurança Nacional).

Arma cibernética hackers NSA

Como funciona a arma cibernética “Jian”?

Um ataque típico desta ferramenta inclui, por norma, 3 fases:

  1. Comprometer o computador que se pretende atacar
  2. Alcançar os mais amplos privilégios de controlo
  3. Instalação integral de malware pelo atacante

Em ambas as versões da ferramenta o principal objetivo dos hackers é conseguir alcançar a fase dois do seu ataque. Nesta altura, ao garantir acesso a privilégios de administrador no computador, os hackers passam a ter total liberdade para prosseguir com o seu ataque.

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do FacebookInstagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.

via: Check Point Research


Com o crescimento exponencial das compras online ao longo dos últimos anos, as compras online passaram a fazer parte do dia a dia de milhões de portugueses. No entanto, a maior loja online do mundo ainda não está disponível em Portugal. Por isso, é natural que muitas vezes se faça a pergunta de como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal.

Atualmente, a Amazon Espanha oferece já muitas regalias aos portugueses, tendo mesmo implementado a possibilidade de traduzir por completo todo o site para português de Portugal. Além disso, colocam à disposição a oferta de portes de envio para compras acima dos €29.

Continua a ler aqui


Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *