4 dicas para garantires uma experiência de telescola segura – Techenet

Atualmente, a telescola é a forma mais segura para que seja possível prosseguir com o ano letivo, colocando milhares de estudantes e professores a “trabalhar em casa”.

Publicidade

Loading…

Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News

No entanto, apesar desta ser a forma mais eficaz de controlar a propagação do Covid-19, abre as portas para uma nova realidade de ameaças cibernéticas.

Por isso é importante que, tanto alunos como professores, coloquem em prática diversos cuidados básicos para garantir uma experiência de telescola segura.

Dicas para garantir uma experiência de telescola segura

Telescola telebralho segurança

1. Atenção aos computadores que vais utilizar

É importante garantir que não são utilizados para a telescola computadores que não se tornaram obsoletos. Com a falta de suporte aos sistemas operativos mais antigos, o nível de vulnerabilidade aumenta exponencialmente.

Especialmente no caso dos alunos, é muito comum serem os mais novos a utilizar este tipo de equipamentos para a telescola.

Caso os computadores estejam a correr versões do Windows que já deixaram de ter suporte, significa que as suas atualizações de segurança estão desatualizadas e também não são suportados pela maioria dos fornecedores de software de cibersegurança.

Se tens um destes computadores em casa, descobre se é possível instalar uma nova versão do Windows. Muitas vezes, para que isso seja possível, basta instalar mais RAM ou um disco SSD de maiores capacidades.

2. Projete o teu computador pessoal! É a ferramenta mais importante

Muitas vezes, os utilizadores acabam por negligenciar a segurança no seu próprio computador pessoal, esquecendo-se de que esta é a sua ferramenta mais importante.
Por isso, é importante investir num software de cibersegurança capaz e eficaz.
Além da atual utilização para telescola e trabalho remoto, é através do computador pessoal que acedemos a serviços de email, lojas online, bancos online e muitas outras atividades vitais na nossa vida.
Por isso, uma proteção contra os muitos malwares que circulam na internet é crucial.

3. Não te esqueças de proteger também o router

Os routers são muitas vezes negligenciados nas redes domésticas, apesar de serem o principal dispositivo que protege os utilizadores contra intrusos.
Por isso, é importante realizar alguns passos básicos de proteção, tal como alterar a password predefinida, atualizar o firmware e mudar o nome da rede Wi-Fi.

4. Utilização de uma VPN pode ser crucial

Por vezes, quando estamos em teletrabalho ou telescola, é necessário aceder a redes externas, como por exemplo da escola ou da empresa para a qual trabalhamos.
Nestas situações, a utilização de uma VPN poderá ser de extrema importância para a proteção dos utilizadores. Mesmo que realize todos os passos para garantir a segurança da rede doméstica, nada garante que a rede externa a que acedes cumpre os mesmos padrões de segurança.

A ESET é uma das empresas de referência no que respeita ao fornecimento de software de cibersegurança, tanto para empresas como para utilizadores privados.

Para apoiar todos os utilizadores durante esta desafiante pandemia, oferecem um desconto de 50% em muitos dos seus softwares, válido para professores e alunos.

A aquisição dos softwares pode ser feita através da loja online da ESET, sendo apenas necessário fazer o upload de um documento que comprove ser estudante ou professor.

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do FacebookInstagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.

via: ESET


Hoje em dia, é cada vez mais importante ter uma VPN de qualidade que possamos utilizar sempre que acedemos à internet, seja no PC, Mac, smartphone, tablet ou até na Smart TV.

Os dados privados dos utilizadores representam cada vez mais valor para empresas e hackers, sendo o principal alvo das campanhas de ataques em larga escala.

Continua a ler aqui


Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *