Empresa de voto eletrónico Dominion pertence ao cunhado de Joe Biden? – Polígrafo

.article-inline-ads-2020{width:300px;margin-left:auto;margin-right:auto;overflow:hidden;} .article-inline-ads-2020 .ad-ctn {padding-top:14px;} .article-inline-ads-2020 .ad-ctn:not(:empty):before {top:0;}

“A eleição é agora oficialmente nula e vazia. O cunhado de Joe Biden detém em parte a Dominion. Valerie Biden Owens (irmã de Joe Biden) é casada com John Owens. O seu irmão, R. Kevin Owens, possui uma parte da Dominion“, lê-se na denúncia que está a circular nas redes sociais, através de milhares de partilhas.

Ou seja, desde logo uma incongruência: começa-se por denunciar “o cunhado de Joe Biden”, mas logo a seguir indica-se que afinal é o irmão do cunhado de Joe Biden.

<picture data-lazy="true" class="has-dimensions" data-original-w="653" data-original-h="290" data-original-src="https://mb.web.sapo.io/e1130d81f199523200346c54c1c8c4fd94b16b1f.jpg" title="Empresa de voto eletrónico Dominion pertence ao cunhado de Joe Biden? – Polígrafo" data-caption="

” data-title=”Empresa de voto eletrónico Dominion pertence ao cunhado de Joe Biden? – Polígrafo”> <!– Conditionally wrap elements in

De qualquer modo, confirma-se que o irmão do cunhado de Joe Biden tem alguma participação na empresa Dominion Voting Systems?

É verdade que a irmã do próximo Presidente dos EUA, Valerie Biden Owens, é casada com John Owens, mas não há qualquer evidência de que R. Kevin Owns – que foi o padrinho do casamento entre Joe e Valerie  – tenha qualquer ligação com a empresa em causa.

A Dominion Voting Systems foi fundada no Canadá, em 2003, sendo detida maioritariamente pela Staple Street Capital, de capital privado. Stephen Owens é o diretor e co-fundador da Staple Street Capital e, de acordo com fonte oficial da Dominion, citada pela agência de notícias Reuters, não tem qualquer laço familiar ou afiliações comerciais com a irmã de Joe Biden.

Na base desta teoria estará a similaridade dos nomes. Contudo, Owens é um nome relativamente comum nos EUA, conforme se pode verificar no portal de geneologia Forebears.

As teorias da conspiração sobre uma suposta fraude eleitoral nas eleições presidenciais dos EUA têm sido muitas vezes criadas pelo ainda inquilino da Casa Branca, Donald Trump. O chefe de Estado norte-americano chegou mesmo a denunciar uma alegada viciação da contagem eletrónica de votos pela empresa Dominion.

Mas o facto é que não há indícios de fraude ou quaisquer problemas com o sistema de contagem eletrónica de votos, tal como foi confirmado pela generalidade da imprensa norte-americana.

“Não houve falhas no software da Dominion e os boletins de voto foram tabulados com precisão. Os resultados são 100% auditáveis“, garantiu a empresa visada em comunicado, logo após as eleições. “Não existem relatos credíveis ou evidências de problemas com o software“, acrescentou.

A própria Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestruturas (CISA) dos EUA assegurou, no dia 12 de novembro, que “não há evidências de que qualquer sistema de voto tenha apagado ou perdido votos, alterado votos, ou tenha sido de algum modo comprometido”.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Pimenta na Língua

International Fact-Checking Network

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *