Criminosos virtuais roubam dados pessoais através de falsos cadastros de vacinação – Diário do Rio de Janeiro

Reprodução: Internet

Os crimes pela internet deram um salto espantoso durante a pandemia. Tudo e todos são passíveis de fraudes e prejuízos na internet. A bola da vez é o uso de cadastros oficiais para a vacinação contra a covid-19 para criar sites falsos e roubar dados das vítimas. Muitas vezes, os criminosos enviam mensagens com links fraudulentos como isca para as pessoas passarem os seus dados.

A empresa de cibersegurança Kaspersky rastreou diversos sites que simulam um pré-cadastro para a vacinação. Neles, os internautas são orientados a preencherem seus dados, que posteriormente são roubados.

Um dos sites encontrados pelos especialistas pedia para a vítima colocar um e-mail e uma senha. Tal pedido parte do princípio de que muitas vítimas usam o mesmo e-mail e senha em várias contas, uma vez de posse das informações os criminosos podem invadir uma série de outros serviços.

O ideal é que pessoa não clique em links recebidos pelas redes sociais ou mensageiros como o WhatsApp. Para evitar cair em golpes, é aconselhável que o usuário acesse os canais oficiais da secretaria de saúde de seu estado ou município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *