Presentes de última hora? 6 dicas para compras online de Natal em segurança – Diário Digital

Antes de avançar para o carrinho de compras, verifique se a loja online usa encriptação. Isto pode ser detectado pelo logo de um pequeno cadeado na barra de endereços do seu browser e um endereço web que começa com “https://”. Este tipo de encriptação assegura que dados sensíveis, tais como as credenciais da sua conta, não serão enviados de forma clara, acrescentando uma camada extra de protecção, independentemente de estar a fazer compras utilizando o seu Wi-Fi doméstico ou um hotspot Wi-Fi público (que, ainda assim, deve evitar). Mas, atenção: já existem websites fraudulentos que usam encriptação, portanto mantenha-se vigilante e certifique-se de que está a lidar com um vendedor respeitável.

Use software de segurança de topo que inclua protecção na Internet

Enquanto faz compras online, uma das melhores medidas de segurança que pode adoptar é usar uma solução de segurança completa. Por norma, incluem funcionalidades como o bloqueio de websites suspeitos, oferecendo protecção contra a maioria dos tipos de ataque e até protecção em pagamentos para compras e transacções.

Pense antes de comprar ou fornecer a sua informação pessoal

O que está a comprar, onde, e que tipo de informação a loja lhe está a pedir enquanto completa a sua compra são perguntas que deve fazer antes de avançar. Se decidir comprar, verifique os dados que o vendedor solicita, preencha apenas a informação necessária e não partilhe demasiado para evitar que os dados vão parar às mãos erradas no caso de uma fuga de informação.

Verifique o seu extracto e contacte o seu fornecedor de cartão de crédito e a loja caso repare em algo suspeito

Após efectuar uma compra, é uma boa ideia verificar o saldo da sua conta e garantir que tudo bate certo. Se alguma coisa estiver incorrecta, contacte de imediato o seu fornecedor de cartão de crédito para perceber o que se passa e, se algo de suspeito surgir, pode evitar perder o seu dinheiro para cibercriminosos bloqueando os seus cartões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *