10 notícias que marcaram o dia – Expresso

O que se pode e não se pode fazer no Natal e Ano Novo: as restrições à circulação, os horários da restauração e as outras medidas

Este Natal não será como os outros mas há restrições que foram levantadas pelo Governo, nomeadamente ao nível da circulação entre concelhos. Já o Ano Novo será de recolhimento, com medidas mais apertadas. Saiba AQUI o que pode ou não fazer nos próximos dias.

Autoridades vão estar “muito atentas” à nova variante de covid-19 para quebrar cadeias de transmissão em Portugal

Portugal ainda não registou casos da nova estirpe de coronavírus, mas o Instituto Ricargo Jorge garante que será feito um esforço grande nos aeroportos para uma análise rápida de casos suspeitos.

João Rendeiro propõe pagamento de 500 mil euros para evitar pena de prisão efetiva

A defesa do antigo líder do Banco Privado Português (BPP) propôs esta semana ao Supremo Tribunal de Justiça o pagamento de 500 mil euros para não cumprir pena de prisão efetiva. De acordo com o “Correio da Manhã”, João Rendeiro admite ser condenado, mas não à prisão efetiva de cinco anos e oito meses determinada pelo Tribunal de Relação de Lisboa pelos crimes de falsificação de documentos e de falsidade informática.

Morreu Matheus, da dupla Lucas & Matheus, após visita a Portugal

d.r.

O músico brasileiro, de 57 anos, faleceu esta terça-feira no Brasil, vítima de covid-19. Apresentou sintomas ao regressar de Portugal.

França. Três polícias mortos a tiro após responder a uma situação de violência doméstica, atirador também foi encontrado morto

Os agentes da força de segurança francesa foram atingidos a tiro quando tentavam socorrer uma vítima de violência doméstica. Um quarto polícia ficou ferido e foi hospitalizado. O autor dos disparos, um homem de 48 anos, foi entretanto encontrado morto no seu veículo. Tudo ocorreu pouco depois da meia-noite de quarta-feira na aldeia de Saint-Just, na região de Clermont-Ferrand, centro de França.

Famílias de mortos por covid-19 em Itália apresentam queixa contra o Estado no valor de 100 milhões de euros

Cerca de 500 famílias de pessoas que morreram por covid-19 vão apresentar uma queixa civil e pedir 100 milhões de euros do Estado italiano, suspeito de graves omissões na gestão da crise da pandemia, divulgaram os media locais.

Portugueses continuam a falhar na prevenção de ciberataques, alerta o Observatório de Cibersegurança

d.r.

O relatório publicado esta quarta-feira recorda que o número de ciberincidentes que foram reportados durante o primeiro semestre de 2020 à equipa operacional do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) cresceu 101% face ao primeiro semestre de 2019. Em paralelo, é ainda revelado que, segundo o Eurostat, 23% dos portugueses não fazem compras na Internet por receio, quando a média da UE não passa dos 6%.

Défice público diminui no terceiro trimestre, mas fica em 4,9% do PIB nos primeiros nove meses do ano

No terceiro trimestre, marcado pela recuperação da economia portuguesa, o défice das Administrações Públicas ficou em -1.975,6 milhões de euros, ou seja, -3,8% do PIB, indica o Instituto Nacional de Estatística, apontando que este valor compara com -10,5% no segundo trimestre

Magistrados apresentam providência cautelar para impedir posse de juízes-presidentes

Dois magistrados que não foram selecionados para o cargo de juiz-presidente de várias comarcas do país avançaram com uma providência cautelar, alegando falta de fundamentação na seleção dos candidatos. Com a apresentação da providência cautelar no Supremo Tribunal de Justiça para impugnar a eleição da presidência de quatro comarcas – Bragança e três de Lisboa (Oeste, Norte e a principal), as tomadas de posse, marcadas para 5 de janeiro poderão não acontecer, caso o Supremo Tribunal decida suspender alguma das deliberações.

Covid-19. Mais 4602 infetados, 89 mortes e 3621 recuperados em Portugal

Quanto à situação nos hospitais, o total de internamentos é de menos 105 pessoas, uma quebra que também não se via desde dia 12 deste mês (quando saíram 137 doentes). Há agora 2990 pacientes em internamento hospitalar em Portugal por causa da covid-19. Nas unidades de cuidados intensivos regista-se um aumento de três doentes, para um total de 511.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *